quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto 2 - Memória descritiva


Inicialmente, o meu projeto centrava-se num artigo do Jornal de Noticias sobre o Porto como melhor cidade. Para o concretizar recorri a várias imagens dos mais variados monumentos portuenses. O escolhido foi a ribeira/ponte de D. Luís. No entanto, no decorrer da semana de interrupção das aulas antes da Páscoa, depois de já ter escolhido a imagem em que me iria inspirar e selecionado as palavras do texto, deparei-me com uma tipografia muito semelhante ao que eu pretendia fazer, com um texto também alusivo à Invicta. Assim, todas as minhas ideias de formatos, tipos de letra e cores ficaram distorcidos, remetendo-me sempre para a imagem vista.
Desta forma, tomei a decisão de mudar o tema e começar tudo de novo. Numa ida à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto para o desenvolvimento de um outro trabalho, tive um momento de “inspiração” ao ver o símbolo da Associação de Estudantes.



Este símbolo é como uma silhueta da Faculdade em si, com as três torres e a, comumente denominada, torre fantasma pois, se fosse uma Faculdade regular, teria quatro torres umas (relativamente) iguais às outras. No entanto, a terceira torre não existe. Também é representado o corredor semi-subterrâneo que liga todos estes edifícios.
Assim, juntamente com a lembrança do prémio Pritzker recebido no passado ano por Eduardo Souto de Moura, decidi utilizar esta imagem e um artigo sobre o prémio para criar a infografia tipográfica.
Tendo isto em consideração, recolhi as palavras e expressões mais significativas do artigo e decidi dividi-las por temas. Assim na primeira torre, juntamente com o nome de Souto de Moura (catalisador da escrita do artigo), aparecem termos mais gerais ligados à cidade e à profissão. Na representação da segunda torre aparecem termos ligados à escola e às aulas. Na terceira, as palavras estão relacionadas com os prémios Pritzker. Os nomes dos grandes arquitetos aparecem no corredor horizontal. A razão para tal prende-se no facto de estes serem quase como os fundadores, as bases de toda a escola, assim como é o corredor.
As cores utilizadas, o branco para os edifícios e o cinza e o azul escuro para o fundo, representam as cores próprias da Faculdade e dos edifícios. Os tipos de letra estão diretamente relacionados com as palavras, assim como o seu tamanho. Nas palavras que remetem para algo mais clássico foram usadas fontes com serifa, enquanto que para as palavras mais ligadas à inovação e aos arquitetos, o tipo de letra é mais simples e minimalista como algumas obras criadas por estes artistas.
Em suma, apesar de achar que a infografia está conforme o que eu imaginei, não consegui que as torres ficassem muito delimitadas e retas, com os ângulos certos. Será algo a melhorar futuramente.

Sem comentários:

Enviar um comentário