quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto 2 - Ensaio teórico



"A tipografia é o oficio que dá forma visível e durável - e portanto existência independente - à linguagem humana."

É possivel observarmos na fotografia por mim escolhida, um cartaz da nova publicidade à marca de cerveja Super Bock, o perfeito uso da tipografia para transmitir uma mensagem.
Na publicidade podemos ver, em grande destaque, as palavras Super Rock que, aliadas à imagem da cerveja, imediatamente nos tranportam para a ideia de Super Bock. Também devido ao formato das letras, num momento inicial, não é possivel distinguir que palavra se encontra escrita, Bock ou Rock (diferença minima entr B e R). Isto implica uma maior atenção do público para a publicidade.
Numa segunda linha, “A vida é super” também nos leva para a ideia da marca da cerveja e para um estilo de vida que tentamos alcançar.
No conjunto, estas duas frases apelam a um público mais jovem com gosto pelo rock, ao afirmar que o rock é super.
Nesta publicidade podemos observar, em comparação com publicidades mais antigas, que o tipo de letra, apesar de continuar muito moderno e sem serifa, tem algumas diferenças, sendo a principal a sua altura. É um tipo de letra mais alongado verticalmente do que horizontalmente. Isto deve-se ao facto da cerveja ter mudado a sua embalagem para uma garrafa mais esguia, assim como o seu logótipo.
Desta forma este tipo de letra vai despertar a atenção para esse facto mas mostrando que continua a ser na mesma Super Bock.

Sem comentários:

Enviar um comentário